Eleição envolve rigoroso processo de seleção de engenheiros que se distinguem por significativas realizações profissionais
O professor Carlos José Pereira de Lucena, Titular da Informática, foi eleito para o Quadro de Membros Titulares da Academia Nacional de Engenharia (ANE).
A eleição envolve um rigoroso processo de seleção de engenheiros que se distinguem por significativas realizações profissionais, elevados valores éticos, interesse pelos problemas nacionais e relevantes serviços prestados ao País. O processo se inicia com a indicação por um Membro Titular, que é seguida da análise e recomendação pela Comissão de Seleção da ANE.
A Sessão Solene de Posse dos novos eleitos está marcada para o dia 24 de novembro de 2016, às 19h, no Auditório do Arsenal de Marinha, Rio de Janeiro.
Sobre o professor Carlos José Pereira de Lucena:
Possui graduação em Economia e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1965), mestrado no Department of Computer Science & Applied Analysis pela University of Waterloo (1969), doutorado em Ciência da Computação pela University of California at Los Angeles (UCLA) (1974) e pós-doutorado pela IBM Research (1975) . Desde 1982 é professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Ele é também professor adjunto da Universidade de Waterloo (Canadá) e pesquisador associado do Fraunhofer Institute FIRST em Berlim.
É membro do corpo editorial de diversos periódicos internacionais: da Communications of the ACM, do periódico dos Anais da Academia Brasileira de Ciências, do Journal of Formal Aspects of Computing e do Journal of Agent-Oriented Software Engineering (IJAOSE). Tem experiência na área de Ciência da Computação , com ênfase em Métodos Formais, Engenharia de Software e Sistemas Multiagentes.
Publicou mais de 450 trabalhos arbitrados nos principais veículos destas áreas. O professor é bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq no nível 1A. Foi premiado com a insígnia da Classe Grã-Cruz da Ordem do Mérito Científico da Presidência da República do Brasil, com a Medalha Carlos Chagas Filho de Mérito Científico, Diretoria e Conselho Superior da FAPERJ, com o Prêmio Álvaro Alberto de Ciências e Tecnologia do Ministério de Ciência e Tecnologia e com vários prêmios IBM Innovation Award, dentre muitos outros.
O prof. Lucena é fellow da Fundação Guggenheim, fellow of TWAS (Academy of Sciences for the Developing World) e membro titular da Academia Brasileira de Ciências. Até setembro de 2015, orientou 45 teses de doutorado e 118 dissertações de mestrado. Em 2009 recebeu o ACM Distinguished Scientist Award e em 2013 o ACM Fellow Award. Desde 2010, Prof Lucena se tornou o presidente do Instituto Nacional de Ciências da Web (INCT).
Por Renata Ratton Assessoria de Comunicação Vice-Reitoria Acadêmica | |
| |