Prêmios, Projetos e Destaques Acadêmicos

Imagem de uma das entradas da PUC-RIO pela Rua Marquês de São Vicebte
Voltar
 


Seção: Projetos  

Sete projetos de pesquisa de grupos emergentes da Universidade são aprovados em edital da Faperj


Apoio a Grupos Emergentes de Pesquisa no Estado do Rio de Janeiro apoia atividades de pesquisa científica, tecnológica e de inovação

 

Pesquisadores de sete áreas do conhecimento tiveram seus projetos aprovados no programa Apoio a Grupos Emergentes de Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro, da Faperj.

 

O  programa busca apoiar atividades de pesquisa científica, tecnológica e de inovação, visando à consolidação de grupos de pesquisa considerados emergentes em instituições de ensino e pesquisa sediadas no Estado do Rio de Janeiro.

Segundo a Faperj, “entende-se como grupos emergentes aqueles já estabelecidos ou em fase de implantação, liderados por pesquisadores com até 10 (dez) anos de doutoramento, cujo núcleo seja constituído por ao menos 3 (três) pesquisadores com linha de pesquisa comum ou complementar e com reputação técnico-científica reconhecida, vinculados a pelo menos duas instituições distintas e que tenham histórico de colaboração, por meio de projetos, publicações e orientações comuns. ”

Os pesquisadores contemplados, e seus respectivos projetos, são:

Cristina Portugal, Artes e Design - Literatura digital bilíngue (LIBRAS e Português): Criação de livros digitais interativos para crianças surdas e ouvintes na perspectiva de sensibilização para o patrimônio cultural do Rio de Janeiro.

Flávio de Andrade Silva, Engenharia Civil - Desenvolvimento, Caracterização e Modelagem Numérica de Concreto Têxtil para Reparo e Reforço de Elementos Estruturais.

Juliane Callegaro Borsa, Psicologia - Psicopatologia e bem-estar: impactos no desenvolvimento de metas e objetivos de vida em jovens fluminenses.

Marcelo Gustavo Andrade de Souza, Educação -  Preconceitos, discriminações e aprendizagens: como as expectativas dos professores impactam a trajetória escolar?

Omar Pandoli, Química - Microfluídica para Síntese de Nanopartículas Janus Anfifílicas e Fotocatalíticas.

Tommaso Del Rosso, Física - Ablação laser ao nanosegundo para a síntese verde de nanocompósitos funcionais através da reciclagem de CO2 e para a simulação de Space Weathering de asteroides.

Wouter Caarls, Engenharia Elétrica - VANT autônomo, alimentado por Energia Solar, para missões de monitoramento ambiental de longa duração.

 

Por Renata Ratton

Assessoria de Comunicação

Vice-Reitoria Acadêmica

Publicada em: 28/09/2016

 
Imprimir esta página
 
Busca:
Voltar

Powered by Publique!