Prêmios, Projetos e Destaques Acadêmicos

Imagem de uma das entradas da PUC-RIO pela Rua Marquês de São Vicebte
Voltar
 


Seção: Prêmios  

Carlos José Pereira de Lucena é homenageado pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC)


Lucena recebeu o prêmio Destaque na Formação de Recursos Humanos de Excelência em Engenharia de Software durante o VII CBSoft

 

Em seguida à eleição para Membro Titular da Academia Nacional de Engenharia, o professor Carlos José Pereira de Lucena, Titular da Informática, é homenageado pela Sociedade Brasileira de Computação com o prêmio Destaque na Formação de Recursos Humanos de Excelência em Engenharia de Software. O prêmio foi concedido pela Comissão Especial de Engenharia de Software (CEES), após análise criteriosa da genealogia dos pesquisadores de Engenharia de Software do Brasil, e a premiação ocorreu durante o Congresso Brasileiro de Software – Teoria e Prática (VII CBSoft), realizado na última semana em Maringá/PR.

Pesquisador 1A do CNPq, com 51 anos de profissão, Lucena foi responsável, direta ou indiretamente, pela orientação acadêmica de mais de 2510  profissionais, contribuindo para o desenvolvimento e consolidação da área de Computação no país. Publicou, ao longo dessas cinco décadas, mais de 650 trabalhos arbitrados nos principais veículos de sua área. Na PUC-Rio, já formou cerca de 45 doutores e aproximadamente 120 mestres.

 

Sobre o professor Carlos José Pereira de Lucena:

Possui graduação em Economia e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1965), mestrado no Department of Computer Science & Applied Analysis pela University of Waterloo (1969), doutorado em Ciência da Computação pela University of California at Los Angeles (UCLA) (1974) e pós-doutorado pela IBM Research (1975) . Desde 1982 é professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Ele é também professor adjunto da Universidade de Waterloo (Canadá) e pesquisador associado do Fraunhofer Institute FIRST em Berlim.

É membro do corpo editorial de diversos periódicos internacionais: da Communications of the ACM, do periódico dos Anais da Academia Brasileira de Ciências, do Journal of Formal Aspects of Computing e do Journal of Agent-Oriented Software Engineering (IJAOSE). Tem experiência na área de Ciência da Computação , com ênfase em Métodos Formais, Engenharia de Software e Sistemas Multiagentes.

Publicou mais de 450 trabalhos arbitrados nos principais veículos destas áreas. O professor é bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq no nível 1A. Foi premiado com a insígnia da Classe Grã-Cruz da Ordem do Mérito Científico da Presidência da República do Brasil, com a Medalha Carlos Chagas Filho de Mérito Científico, Diretoria e Conselho Superior da FAPERJ, com o Prêmio Álvaro Alberto de Ciências e Tecnologia do Ministério de Ciência e Tecnologia e com vários prêmios IBM Innovation Award, dentre muitos outros.

O prof. Lucena é Fellow da Fundação Guggenheim, Fellow of TWAS (Academy of Sciences for the Developing World) e membro titular da Academia Brasileira de Ciências. Até setembro de 2015, orientou 45 teses de doutorado e 118 dissertações de mestrado. Em 2009 recebeu o ACM Distinguished Scientist Award e em 2013 o ACM Fellow Award. Desde 2010, Lucena se tornou o presidente do Instituto Nacional de Ciências da Web (INCT). 

 

Por Renata Ratton

Assessoria de Comunicação

Vice-Reitoria Acadêmica


 


 

Publicada em: 04/10/2016

 
Imprimir esta página
 
Busca:
Voltar


Powered by Publique!