Prêmios, Projetos e Destaques Acadêmicos

Imagem de uma das entradas da PUC-RIO pela Rua Marquês de São Vicebte
Voltar
 


Seção: Prêmios  

Professor José Carlos D´Abreu, do DEQM, dá nome a simpósio internacional em evento realizado pela Flogen Technologies, que trará Nobel de Química de 2011 para conferência


Por seus inúmeros feitos na área da Metalurgia, pesquisador foi escolhido entre todos da América do Sul

 

 O professor José Carlos D´Abreu, Emérito do Departamento de Engenharia Química e de Materiais, foi o pesquisador escolhido da América do Sul para dar nome a simpósio do Sustainable Industrial Processing Summit and Exhibition, evento internacional realizado pela Flogen Technologies, empresa sediada nos EUA e Canada.

D´Abreu explica que, após ampla consulta, são selecionados pesquisadores, um de cada continente, para que sejam definidos e realizados simpósios honoríficos com seus nomes, como uma forma de homenageá-los:

- Para o evento SIPS 2016, a ser realizado de 5 a 10 de novembro, tive a grande honra de ser o escolhido pela América do Sul. Por ser um congresso realizado cada ano em um continente, desta vez o local escolhido foi Hainan, na China, informa o professor.

Por sua natureza peculiar, além das sessões técnicas e das palestras plenárias realizadas pelos homenageados, o evento também oferece debates e conferências proferidas por laureados com o Prêmio Nobel. Para este ano, está confirmada a presença de Dan Shechtman, Nobel de Química de 2011.

Os feitos mais destacados do professor D´Abreu, levados em consideração para a escolha pelo comitê, estão listados em: http://www.flogen.org/sips2016/dabreu.php

 

Por Renata Ratton

Assessoria de Comunicação

Vice-Reitoria Acadêmica

 

Sobre o professor José Carlos D´Abreu – Fonte: Plataforma Lattes

Graduado em Engenharia Metalúrgica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro / PUC-Rio (1966), Mestre em Engenharia de Materiais e de Processos Químicos e Metalúrgicos pela mesma Universidade (1972) e Doutor em Engenharia Metalúrgica pela Universidade de São Paulo (1984). Professor Emérito da PUC-Rio (Departamento de Engenharia Química e de Materiais), Professor Titular de Siderurgia da UFF, Professor Emérito do IME-Instituto Militar de Engenharia, Professor de Siderurgia da Pós-Graduação da FEI, Coordenador dos Laboratórios  de Pesquisa do Grupo de Siderurgia do DEQM/PUC-Rio, Membro Titular do Conselho do Instituto Pro-Inovação e Competitividade em Metalurgia, Materiais e Mineração-IABM, Membro do Fórum de Competitividade do Setor Siderúrgico do MDIC, Membro do Conselho de Administração da Logus-Tecnocom, Membro do Conselho Técnico-Cientifico do Cetem, Consultor de várias empresas e do CGEE, MME, etc. Atua na área de Materiais, Metalurgia e Mineração, com ênfase em Siderurgia, Tecnologia Ambiental e Energia, principalmente nos seguintes temas: Termodinâmica e Cinética aplicadas, Fluidodinâmica, Modelamentos Físico e Matemático de Processos, Aglomeração de Finos, Redução Sólida e em Fase Liquida, Autorredução, Refino, Tratamento e Reciclagem de Resíduos, Eficiência Energética e Geração de Energias Alternativas.

 

Publicada em: 13/10/2016

 
Imprimir esta página
 
Busca:
Voltar

Powered by Publique!