Prêmios, Projetos e Destaques Acadêmicos

Imagem de uma das entradas da PUC-RIO pela Rua Marquês de São Vicebte
Voltar
 


Seção: Prêmios  

Artes e Design: grandes prêmios para pequenos objetos


 

Miniaturas do Rio, do professor Fabio Lopes, e talher descartável para pequenas porções, do aluno Daniel Nasajon, destacaram-se na Bienal Ibero-americana de Design e no 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design (P&D 2016)

 

Por iniciativa independente, o professor de Artes e Design Fabio Lopes vem gerando, há quase dois anos – e em expansão, uma coleção de pictogramas e ilustrações criados com o objetivo de homenagear e apresentar visualmente o patrimônio cultural da cidade do Rio de Janeiro. Valeu a pena. Como resultado, o Mini Rio foi destacado na categoria Diseño Gráfico y Comunicación Visual, por júri internacional da BID16 – Bienal Ibero-americana de Design, organizada pela Associação de Designers de Madrid (Dimad), em outubro.

Constituído por 125 miniaturas da cidade do Rio de Janeiro, três fontes digitais disponíveis para download, mais de 50 padronagens e diversas aplicações, o projeto será exposto entre os dias 21 de novembro de 2016 e 10 de janeiro de 2017, no Centro de Creación Contemporánea Matadero Madrid.

O Mini Rio foi destaque ainda na Bienal Latino-americana de Tipografia – Tipos Latinos 2016. A mostra conta com cera de 70 projetos tipográficos, produzidos por designers latino-americanos, com montagens espalhadas pela América do Sul.

 
 Ilustrações e pictogramas do <EM>Mini Rio</EM></STRONG><STRONG> 
 Ilustrações e pictogramas do Mini Rio 

Já o projeto Biko: talher descartável para pequenas porções de alimentos foi premiado no 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design (P&D 2016) como o melhor da categoria Protótipos. O congresso, que também foi realizado em outubro, é o maior evento na área de design do país e reúne pesquisadores nacionais e convidados internacionais.

O Biko tem forma de pinça e pode ser usado para alcançar pequenas porções de alimentos (finger foods) em: catering de eventos, comida asiática, queijos e vinhos, petiscos, churrascos, etc. Foi concebido pelo aluno Daniel Nasajon, bolsista do Núcleo de Experimentação Tridimensional (Next), durante a pesquisa Plano das Ideias, coordenada pelo professor Claudio Magalhães.

 
  O <EM>Biko</EM> é s</STRONG>imples, higiênico, reciclável, versátil, econômico, fácil de estocar e pode substituir o uso de guardanapos, espetos, garfos e hashis (talheres asiáticos)<STRONG> 
  O Biko é simples, higiênico, reciclável, versátil, econômico, fácil de estocar e pode substituir o uso de guardanapos, espetos, garfos e hashis (talheres asiáticos) 

Após a entrada de pedido de registro no INPI, o projeto foi exposto no Rio+Design 2015 no Jockey Club do Rio de Janeiro e também na Rio+Design Milão 2016. Foi o primeiro colocado no prêmio Meu Futuro Negócio, de 2015, organizado pelo IEL (Instituto Euvaldo Lodi) em parceria com a incubadora de empresas, Instituto Gênesis, e ainda selecionado para a 2ª fase no 30º Prêmio Design MCB.

 

Por Renata Ratton

Assessoria de Comunicação

Vice-Reitoria Acadêmica

 

Publicada em: 25/10/2016

 
Imprimir esta página
 
Busca:
Voltar

Powered by Publique!