Prêmios, Projetos e Destaques Acadêmicos

Imagem de uma das entradas da PUC-RIO pela Rua Marquês de São Vicebte
Voltar
 


Seção: Prêmios  

Aluna do Direito tem projeto premiado em competição de negócios na Universidade da Califórnia, durante período de intercâmbio


 

Plataforma online Negócios&Etc. conquistou o Blum Center for Poverty Alleviation’s Designing Solution for Poverty Award, prêmio especial para projetos de auxílio à redução da pobreza ou ao desenvolvimento de países

 

A plataforma online Negócios&Etc., projetada durante o período de intercâmbio na University of California - Irvine (EUA) pela aluna do décimo período de Direito Caroline Cypriano, e seus colegas empreendedores Pravin Surana e Fabio Sato, foi vencedora do Blum Center for Poverty Alleviation’s Designing Solution for Poverty Award.

Trata-se de prêmio especial oferecido no âmbito da Paul Merage Business Plan Competition - uma competição de planos de negócios, em geral, ligados à tecnologia, mas que compreende uma disputa entre planos de negócios que auxiliam na redução da pobreza ou no desenvolvimento de países.

- Na verdade, a plataforma começou a ser projetada por mim antes mesmo da viagem. Ela se propõe a estimular a geração de empregos e a movimentar a economia, na medida em que fomenta o empreendedorismo, ao dar suporte a micro e pequenas empresas. A ideia é levar consultorias aos pequenos negócios para ajudá-los a sobreviver em um ambiente adverso como  se encontra, por exemplo, o Brasil. Acreditamos que um dos mais fortes, senão o mais forte, instrumentos de transformação social seja o trabalho, explica a aluna.

Ela conta que foi estudar negócios na Califórnia a fim de obter uma base mais técnica para empreender.

- Na UCI, estudei basicamente negócios, o que inclui contabilidade e marketing e uma matéria de programação para ter uma noção do que o mundo da programação seria. O meu ano de intercâmbio foi definitivamente um dos melhores anos da minha vida. Cresci muito em termos pessoais e profissionais e tive oportunidades que eu jamais poderia imaginar. Indico a todos. A imersão em uma cultura diferente, por mais que seja parecida com a sua, muda a visão do mundo, e estar fora da sua zona de conforto faz você ter que 'se virar', sublinha.

O brasileiro Fábio Sato e o indiano Pravin Surana, que receberam o prêmio junto à Caroline, cursavam MBAs na UCI, e a conheceram durante competição:

- Eu os conheci fazendo networking, procurando pessoas que quisessem se juntar ao meu time com o Negócios&Etc. O Pravin foi o chefe do setor financeiro (CFO, na sigla em inglês) da plataforma e o Fábio atuava como consultor do time.

 Um grupo formado por líderes de diversos empreendimentos avaliou e julgou projetos de 40 times finalistas, dentre 80 projetos submetidos à competição. Além do prêmio especial, as categorias da competição incluíam ciências da vida, tecnologias limpas, propriedade intelectual e tecnologia da informação.

Concluindo o curso de Direito no próximo semestre, Caroline, hoje, trabalha remotamente para duas empresas na Califórnia, com o plano de dentro em breve começar seu próprio negócio. 

 

Por Renata Ratton

Assessoria de Comunicação

Vice-Reitoria Acadêmica

 

Publicada em: 01/11/2016

 
Imprimir esta página
 
Busca:
Voltar

Powered by Publique!