Prêmios, Projetos e Destaques Acadêmicos

Imagem de uma das entradas da PUC-RIO pela Rua Marquês de São Vicebte
Voltar
 


Seção: Prêmios  

Lorenzo Díaz Casado, da Matemática, recebe prêmio TWAS (The World Academy of Sciences) 2016 em sua área


 O professor Lorenzo Justiniano Díaz Casado, Titular da Matemática, foi agraciado com o prêmio TWAS (The World Academy of Sciences) 2016, em sua área. Segundo a academia, o prêmio se deve às contribuições fundamentais do pesquisador à teoria dos sistemas dinâmicos.

Como o nome indica, a teoria dos sistemas dinâmicos compreende o estudo de como os sistemas evoluem com o tempo. "Podem ser fenômenos físicos, químicos, biológicos, econômicos, que têm sua evolução determinada por uma equação, fórmula ou lei matemática", esclarece o professor.

Ele acrescenta que um dos sistemas dinâmicos caóticos mais famosos é o dado pela equação de Lorenz, que aparece na modelagem da previsão do tempo com o Atrator de Lorenz e o conhecido efeito borboleta, e ilustra como pequenas mudanças podem produzir grandes câmbios com o passar do tempo (efeito conhecido como sensibilidade às condições iniciais). "Em muitos casos, esses sistemas caóticos dependem de parâmetros, e a minha pesquisa estuda como a mudança desses parâmetros influi no comportamento do sistema", explica.

O prêmio TWAS é concedido, anualmente, em nove áreas, a pesquisadores que tenham trabalhado em um país em desenvolvimento por, no mínimo, dez anos. A indicação do professor Lorenzo Díaz partiu de membro da Academia Brasileira de Ciências.

- Sinto-me surpreso e honrado com o prêmio e divido o reconhecimento com todos os pesquisadores parceiros, agradecendo, em especial, ao Departamento de Matemática pelo ambiente que propicia para o desenvolvimento de meus estudos.

As áreas contempladas pelo prêmio TWAS são: Ciências Agrícolas, Biologia, Química, Ciências da Terra, Ciências da Engenharia, Matemática, Ciências Médicas, Física e Ciências Sociais (este prêmio chamado TWAS - Celso Furtado Prize).

Os vencedores proferirão uma palestra sobre suas pesquisas no TWAS's 28th General Meeting, em 2017, quando receberão uma placa com a distinção e prêmio em dinheiro.

Sobre o professor Lorenzo Díaz Casado:

É graduado e mestre pela Universidade Complutense de Madrid (1994). Em 1990 se doutorou pelo IMPA sob a orientação do professor J. Palis. Sua área de pesquisa é Sistemas Dinâmicos e Teoria Ergódica com ênfase no estudo das bifurcações via ciclos, dinâmicas genéricas e aspectos topológicos e ergódicos das peças elementares de dinâmica. É co-autor do livro Dynamics Beyond Uniform Hyperbolicity (Springer, 2004) em colaboração com Ch. Bonatti e M. Viana onde resultados sobre estes temas são discutidos. É Professor Titular da PUC-Rio e membro titular da Academia Brasileira de Ciências. Atualmente é editor executivo da revista Ergodic Theory and Dynamical Systems, Coordenador da área de Matemática, Probabilidade e Estatística da CAPES e Cientista de Nosso Estado da Faperj. Foi co-fundador do seminário interinstitucional EDAI (Encontros de Dinâmica Além Instituições), em colaboração com a UFRJ e UFF, e dos encontros de divulgação matemática Oktobermat e Seminário q.t.p na PUC-Rio.

 

Por Renata Ratton

Assessoria de Comunicação

Vice-Reitoria Acadêmica

Publicada em: 17/11/2016

 
Imprimir esta página
 
Busca:
Voltar

Powered by Publique!