Prêmios, Projetos e Destaques Acadêmicos

Imagem de uma das entradas da PUC-RIO pela Rua Marquês de São Vicebte
Voltar
 


Seção: Prêmios  

Biblioteca Central da PUC-Rio conquista, pela segunda vez em que participa, a primeira colocação do Brasil na Olimpíada Solidária de Estudo, competição internacional


Usuários e visitantes doaram suas horas de estudo, que foram convertidas em dinheiro para benefício de biblioteca pública

 

A PUC-Rio, por intermédio da Biblioteca Central, alcançou o primeiro lugar do Brasil na décima quarta edição da Olimpíada Solidária de Estudo, com a participação de 4.336 usuários, e o segundo lugar, em 23.213 horas de estudo. A competição ocorreu entre os meses de novembro e dezembro de 2016, simultaneamente, em dez países.

Organizada pelo Instituto Ekloos, com sede no Rio de Janeiro, o Coopera e Cooperación Internacional, da Espanha, e a Actec, da Bélgica, a olimpíada é uma ação educativa que incentiva o estudo e a leitura, promovendo a solidariedade, e se desenvolve em bibliotecas públicas e privadas, onde participantes autorizam que as suas horas de leitura sejam convertidas na moeda corrente, pelos financiadores, com o intuito de ajudar um projeto social.

A ideia é conscientizar a sociedade em relação aos problemas socioeducativos e possibilitar uma ajuda concreta para mudar o quadro atual e proporcionar o acesso a livros para crianças e adolescentes.

- Este ano é segunda vez que a PUC-Rio participa e conquista a primeira colocação na olimpíada, para a qual contou com usuários e visitantes voluntários da Biblioteca Central doando suas horas de estudo, explica a diretora da Divisão de Bibliotecas e Documentação Dolores Rodriguez Perez.

Em 2014, os recursos financeiros obtidos, de R$ 14,45 mil, foram empregados na compra de livros, principalmente para a Biblioteca do Lajão, na Comunidade dos Tabajaras, mas também para outras comunidades. 

Dolores conta que, em 2016, foi beneficiado, no Rio de Janeiro, o Projeto Conto a Conto, na Comunidade Santo Amaro, no bairro do Catete, com o patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura da Cidade Rio de Janeiro, por meio do Programa de Fomento à Cultura Carioca.

 
 Santo Amaro: novos livros, novas possibilidades</STRONG><STRONG> 
 Santo Amaro: novos livros, novas possibilidades 

A premiação foi realizada em 17 de dezembro, pelo Instituto Ekloos, na Biblioteca da Comunidade Santo Amaro, com a presença das bibliotecárias Marta Bela Reis e Paloma Rodrigues Moreira, que representaram a Divisão de Bibliotecas e Documentação e a diretora.

- A direção da DBD-PUC-Rio sente-se muito feliz por ter contado com seus funcionários que, além de ajudarem no controle e registro dos dados, durante a olimpíada, sensibilizaram os usuários a doarem horas de estudo em prol de uma importante ação social, promover o acesso a livros para crianças e adolescentes, comemora Dolores.

 

Por Renata Ratton

Assessoria de Comunicação

Vice-Reitoria Acadêmica

Publicada em: 04/01/2017

 
Imprimir esta página
 
Busca:
Voltar

Powered by Publique!