>Pós-Graduação e Pesquisa>

Notícias da Pós-Graduação

Imagem de uma das entradas da PUC-RIO pela Rua Marquês de São Vicebte
 


Seção: Noticias  

Um olhar sobre mestres e doutores

Realizado pela primeira vez, censo de egressos da pós-graduação vai fornecer importantes informações sobre processo de internacionalização e impacto social dos programas

 

Este ano, pela primeira vez, a PUC-Rio está realizando um censo dos egressos dos programas de pós-graduação stricto sensu, que tem como objetivo principal fornecer dados cada vez mais consistentes e abrangentes para a avaliação dos programas pela Capes.

– É um passo importante no sentido de consolidar a disponibilização de dados – referentes a todos os nossos programas – que atendem a dois vetores determinantes das políticas implementadas pelas agências de fomento à pós-graduação e à pesquisa e, em primeiro lugar, pela própria Capes – a internacionalização e o impacto social da pós-graduação, esclarece o professor Paulo Cesar Duque Estrada, coordenador central de pós-graduação e pesquisa.  

O censo vai fornecer um quadro de como estão distribuídos geograficamente e no mercado de trabalho e do que estão fazendo esses ex-alunos. Isso tanto do ponto de vista geral da Universidade como de cada programa.

– Precisamos conhecer mais sobre a contribuição que nossos ex-alunos de pós-graduação estão dando ao País, como estão posicionados no mercado de trabalho e se exercem atividades coerentes com sua formação. Também será importante observar quais empresas abrigam mais pós-graduados e como eles estão atuando na formação de recursos humanos ou na formulação de políticas públicas, em órgãos do governo, por exemplo, observa o coordenador central de planejamento e avaliação, professor Marco Antonio Casanova.

O censo parte de quatro informações sobre os egressos: empresa em que trabalham, ramo da empresa, atividade desempenhada pelos profissionais e local de trabalho. “Os programas se beneficiarão desse levantamento não apenas por subsidiar adequadamente a avaliação pela Capes, mas também para se conhecerem melhor e até divulgarem esses resultados, comenta Casanova.

Os dados sobre os egressos dos programas de mestrado ou doutorado deverão ser levantados e preenchidos pelo orientador e enviados para a Coordenação Central de Pós-Graduação e Pesquisa, CCPG, até o dia 13 de fevereiro.

 

Por Renata Ratton

Assessoria de Comunicação

Vice-Reitoria Acadêmica

Publicada em: 06/01/2017


Imprimir esta página
 

 

Voltar


Powered by Publique!