Bolsas referem-se à segunda janela de inscrições de 2016
Pesquisadores de sete áreas do conhecimento tiveram seus projetos escolhidos para receber bolsas do programa de Iniciação Científica (IC), da Faperj, referentes à segunda janela de inscrições de 2016. A seguir, a lista dos professores solicitantes e dos bolsistas contemplados.
Solicitante: Claudia Renata Mont´alvão Bastos Rodrigues – Artes & Design
Bolsista: Henrique de Almeida Ferreira
Projeto: Estudo de pictogramas no uso de informações de saúde: uma avaliação da compreensibilidade no aconselhamento da diabetes
Solicitante: Isabela Fernandes Soares Leite - Letras
Bolsista: Caroline Pereira Miranda
Projeto: As representações da morte no orfismo na Grécia Antiga
Solicitante: Luís Fernando Figueira da Silva – Engenharia Mecânica
Bolsista: Leticia Carneiro Piton
Projeto: Desenvolvimento de experimentos básicos para o estudo da combustão
Solicitante: Marcelo Roberto Ventura Dias de Mattos Bezerra – Engenharia Civil
Bolsista: Barbara de Alencar Martini
Projeto: Pesquisas na área de sustentabilidade (exemplos: gestão de recursos para o setor residencial, legislação e certificações para sustentabilidade)
Solicitante: Maria Elisa Noronha de Sá - História
Bolsista: Ana Amelia de Andrade Drummond
Projeto: Intelectuais e a constituição de um novo vocabulário político na América Ibérica no século XIX
Solicitante: Paulo Fernando Henriques Britto - Letras
Bolsista: Alexandre Bruno Tinelli
Projeto: Traduzindo "Four Quartets", de T.S. Eliot.
Solicitante: Renato da Silva Carreira - Química
Bolsista: Maria Clara Tavares Martins
Projeto: Avaliação da presença de microplásticos em efluente gerado por Estação de Tratamento de Esgoto (ETE)
Solicitante: Ricardo Queiroz Aucélio – Química
Bolsista: Ana Beatriz de Oliveira Azevedo
Projeto: Desenvolvimento de procedimento eletroanalítico para determinação de lapachol empregando o arranjo de microeletrodos de grafite modificado com resina epóxi
Solicitante: Zena Winona Eisenberg – Educação
Bolsista: Clara de Melo Araujo
Projeto: O conhecimento de tempo de crianças do Ensino Fundamental e os livros didáticos de história e matemática: há diálogo?
Por Renata Ratton
Assessoria de Comunicação
Vice-Reitoria Acadêmica