Prêmios, Projetos e Destaques Acadêmicos

Imagem de uma das entradas da PUC-RIO pela Rua Marquês de São Vicebte
Voltar
 


Seção: Projetos  

Divisão de Bibliotecas e Documentação organiza segunda edição do Encuentro Del Grupo del Trabajo de Bibliotecas de AUSJAL


Focos das ações são o contínuo aprimoramento das bibliotecas e o auxílio às menos favorecidas

 

A Divisão de Bibliotecas e Documentação (DBD) foi responsável pela organização da segunda edição do Encuentro Del Grupo del Trabajo de Bibliotecas de AUSJAL - Asociación de Universidades Confiadas a la Compañia de Jesús en América Latina.

O encontro foi realizado entre os dias 8 e 10 de maio, no Centro Cultural João XXIII, e teve como tema central Tendencias en las Bibliotecas como Recursos de Apoyo a la Investigación, Docencia y Extensión en las Universidades de AUSJAL. Participaram a Diretora da DBD PUC-Rio, Dolores Perez, e 21 diretores de bibliotecas de El Salvador, Venezuela e México. Ao final, o grupo de trabalho visitou a Universidade para conhecer o campus e suas bibliotecas.  

 
 G</STRONG><EM>rupo de trabalho de bibliotecas da AUSJAL, em frente ao Centro Cultural João XXIII</EM><STRONG> 
 Grupo de trabalho de bibliotecas da AUSJAL, em frente ao Centro Cultural João XXIII 
 

Criada em 1985, em Roma, a AUSJAL e congrega 30 universidades jesuítas em 14 países da América Latina.  Sua secretaria executiva, sediada em Caracas, Venezuela, articula 13 redes e grupos de trabalho (GT) que atuam nas áreas e objetivos de interesse comum às instituições que pertencem. “O Grupo de Bibliotecas AUSJAL foi instituído em 2012 e, desde então, a DBD, através da sua diretoria vem participando das atividades desenvolvidas, visando à melhoria das bibliotecas e o auxílio às menos favorecidas”, explica Dolores. Segundo ela, o grupo realiza, periodicamente, reuniões virtuais, e a cada dois anos o encontro presencial, tendo sido o primeiro em 2014, na cidade de Bogotá, Colômbia. 

O encontro organizado pela PUC-Rio contou, no primeiro dia, com a presença de três conferencistas:  a Dra. María Nieves Taranco del Barrio, diretora da Biblioteca da Universidade de Deusto, Bilbao, Espanha; a Dra. Sueli Mara Ferreira, chair da Comissão Latino-Americana da Federação Internacional das Associações de Bibliotecas (IFLA/LAC) e (USP/Ribeirão Preto); e a professora Andréia Gonçalves do Nascimento (UNIRIO).

- Nos demais dias, realizaram-se reuniões de trabalho para avaliação dos projetos desenvolvidos e planejamento de ações, além de apresentações e exposições de vários produtos e serviços de informação por onze provedores e editores convidados pela comissão organizadora.  Ao final de cada, dia foi programada uma visita a bibliotecas, entre elas, a Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro e a Biblioteca do Centro Cultural Banco do Brasil, fechando com visita ao Museu do Amanhã – relata a diretora.

 

Por Renata Ratton

Assessoria de Comunicação

Vice-Reitoria Acadêmica

 

Publicada em: 17/05/2017

 
Imprimir esta página
 
Busca:
Voltar

Powered by Publique!